Escola Jardim Margarida
PedagogiaWaldorf_Header

Brincar é sério

O valor do brincar para o desenvolvimento sadio da criança é cientificamente comprovado e é a preocupação de muitos educadores. Na Pedagogia Waldorf ele tem um valor preponderante, principalmente na criança de até sete anos de idade.

O brincar livre, não dirigido ou proposto, é visto como o maior e o melhor estimulador para um desenvolvimento que esteja de acordo com a maturidade etária e as capacidades individuais de cada criança. O impulso natural interior da criança para aprender a se tornar um ser sociável, para adaptar-se e adequar-se ao ambiente, encontra na ação do brincar livre. Ela procura a atividade lúdica que melhor corresponda às suas necessidades evolutivas momentâneas, seguindo inconscientemente, instintivamente os estímulos provenientes de uma sabedoria corpórea.

Faz parte da natureza da criança, querer sempre superar a si mesma, tornando-se cada vez mais capaz no domínio de seu próprio corpo e na interação com o mundo.

Os educadores têm a tarefa de criar o ambiente e as condições para o processo autoeducativo da criança no brincar livre. Sua primeira preocupação é criar um ambiente propício para o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos, que irão se formar de acordo com as qualidades dos estímulos.

Os objetos e os brinquedos devem ser de materiais naturais, duradouros e bonitos, pelo ponto de vista da estética, já que irão influenciar a formação dos órgãos dos sentidos e, indiretamente, despertar o amor e o respeito pela natureza.

Além dos brinquedos estruturados usuais como bonecas de pano, carros de madeira, etc., dá-se muita importância, na pedagogia Waldorf, ao oferecimento de objetos rústicos e naturais, por exemplo, pinhas, sementes de vários tamanhos, tocos de madeira de vários tamanhos e formas, conchas, pedras, raízes e tudo que possa estimular a fantasia da criança, que logo encontrará uma “utilidade” para eles. Também são oferecidos instrumentos musicais, bem afinados, e de percussão como metalofone, xilofone, triângulos, sinos etc.

Os brinquedos e objetos disponíveis para as crianças serão diferentes para certas faixas etárias.